Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Home / Câmara / Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

18maio04Dia 18 de Maio é o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data é marcada por ações que têm como objetivo alertar a sociedade à necessidade de proteção às nossas crianças. O Deputado Marcelo Aguiar (DEM-SP), é um dos parlamentares que trabalha na luta contra a pedofilia e à exploração sexual de menores.

Essa data foi instituído por lei federal 9.970/00, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli, de apenas 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes.

Marcelo Aguiar em Defesa das Crianças e Adolescente

Logo nos primeiros meses de seu mandato como vereador na cidade de São Paulo em 2009, Marcelo Aguiar atuou como Presidente da CPI da pedofilia na Câmara Municipal da cidade. A Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou casos de pedofilia em São Paulo, trouxe resultados muito relevantes para o aprimoramento do combate a este mal. A CPI da pedofilia, recebeu especialistas no assunto que pontuaram aspectos psicológicos, estatísticos e institucionais sobre a ação dos pedófilos e suas consequências para a vítima. Durante a CPI, Marcelo Aguiar e os membros da Comissão saíram em diligência a diversos serviços da cidade como o CREAS da Sé (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e o Hospital Pérola Byington, no centro de São Paulo, onde percorreram o mesmo caminho feito por crianças e adolescentes durante o atendimento.

Durante os 9 meses de trabalho da CPI, Marcelo Aguiar palestrou sobre o tema na OAB-SP, em programas de TV, participou de eventos e de movimentos contra a pedofilia. Além disso apresentou Projetos de Lei para a divulgação da prevenção da pedofilia em meios de transporte, cinemas, repartições públicas, etc. Além da criação de uma campanha intitulada “Todos Contra a Pedofilia SP”, que desenvolveu ações de prevenção e combate à pedofilia por diversos meios de comunicação.

Essa é uma bandeira antiga do hoje Deputado Federal Marcelo Aguiar, que trabalha em parceria com a Frente Parlamentar Evangélica na Câmara dos Deputados por assuntos de interesse da família brasileira. Entre diversas ações do deputado estão a luta contra a pedofilia, contra a exploração sexual, contra o bullying, contra as drogas e a favor da família.

10178033_757096754382200_1110814694506688762_nDisque 100

E os frutos do trabalho do deputado Marcelo Aguiar também são visíveis nos coletivos de São Paulo. Quando era vereador da cidade, ele criou o Projeto de Lei de divulgação da campanha contra a pedofilia nos transportes públicos.

Para coletar informações sobre denúncias de exploração sexual de crianças, a Secretaria dos Direitos Humanos mantém o Disque Denúncia Nacional (Disque 100). O serviço funciona 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados.

Ricardo Costa – Assessoria de Imprensa
www.deputadomarceloaguiar.com.br