Marcelo Aguiar é relator do Projeto de Lei do Dia Nacional do Ciclista

Home / Câmara / Marcelo Aguiar é relator do Projeto de Lei do Dia Nacional do Ciclista

O Deputado Federal Marcelo Aguiar, na função de relator, deu parecer favorável ao Projeto de Lei em análise, que tem por objetivo instituir o Dia Nacional do Ciclista, a ser comemorado, anualmente, em 19 de agosto. Este Projeto de Lei pretende homenagear os ciclistas do país, aperfeiçoar a educação para a paz no trânsito e promover o uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável e plural.

Segundo o projeto, a data escolhida para a comemoração – o dia 19 de agosto de cada ano, dia do crime que levou a vida do ciclista Pedro Davison, de apenas 25 anos – é pertinente, porquanto alude a marco triste, porém histórico, para o ciclismo brasileiro.

Conforme os autores desta proposição: “Após essa irreparável perda, e em suas circunstâncias, o dia 19 de agosto passou a ter grande apelo popular nacional como uma data a ser celebrada por todos os ciclistas do país. A adesão maciça ao Dia Nacional impressiona pela diversidade de atores que se manifestam anualmente nessa ocasião: deputados federais, prefeituras e governos, Ministérios Públicos estaduais, empresas, estrelas de televisão, grandes esportistas brasileiros, dentre muitos outros demonstram solidariedade para com todos os ciclistas das mais diversas formas, em especial pelas redes sociais”.

Ricardo Costa – Assessoria de Imprensa