Marcelo Aguiar faz homenagem ao Dia da Valorização da Família

Home / Câmara / Marcelo Aguiar faz homenagem ao Dia da Valorização da Família

O deputado Marcelo Aguiar (SP) participou, na manhã de hoje (20), da sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Valorização da Família. A data consta do calendário oficial da República, instituída pela Lei 12.647/12 e comemorada em 21 de outubro. Aguiar, que foi um dos autores do requerimento para a sessão solene, leu mensagem do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (RJ), ausente da Casa para assumir interinamente a Presidência da República. Posteriormente, Aguiar voltou à tribuna e leu discurso de própria autoria.

“A instituição familiar goza de particular proteção constitucional, o que deriva do reconhecimento de seu papel fundamental na constituição e funcionamento das relações sociais”, declarou o deputado paulista. No entanto, ele lamentou que, apesar disso, “grupos têm desvirtuado a instituição em nome de interesses questionáveis e com base em conceitos altamente duvidosos sobre a criação de uma coletividade verdadeiramente coesa e funcional”.

O parlamentar destacou ainda a importância de um ambiente familiar saudável para garantir indivíduos saudáveis e estáveis. Neste sentido, ele fez referência à ligação entre família e educação, lembrando que no sistema constitucional brasileiro ambas não podem ser desvinculadas. “É pela educação, ao menos em grande medida, que temos nossa personalidade constituída”, disse Aguiar.

O deputado também mencionou o artigo da Constituição Federal (CF) que afirma ser função dos familiares o dever de cuidar dos seus idosos. “A menção à idade avançada enfatiza que as obrigações para com nossos parentes estendem-se do início ao fim da vida”, concluiu ele.

Aguiar terminou o pronunciamento com um alerta, enfatizando a necessidade de se proteger e valorizar a instituição familiar: “Sem a família, teremos mudanças tão abruptas que poremos em risco as conquistas de que hoje estamos desfrutando. Quando a CF diz que o Estado deve proteger a família, mira justamente a preservação de tudo o que de valor alcançamos até hoje”.

Fonte: Democratas
Publicado por: Ricardo Costa