Redução do desemprego deve ser comemorada, diz Marcelo Aguiar

Home / Câmara / Redução do desemprego deve ser comemorada, diz Marcelo Aguiar

“É uma notícia a ser comemorada. Mais um sinal de que o Brasil está se reerguendo”. Esta foi a declaração do deputado Marcelo Aguiar (SP), vice-líder do Democratas, ao ver os dados divulgados hoje pelo IBGE, com relação à taxa de desemprego.

O instituto revelou que, no trimestre terminado em julho, o desemprego recuou 0,2% em relação ao trimestre finalizado em junho. Já em relação ao trimestre móvel terminado em abril, o recuo foi ainda maior, de 0,8 ponto percentual.

No comparativo de um ano para cá, o total de ocupados também aumentou 0,2%, o equivalente à criação de 190 mil postos de trabalho. “Ainda temos muito trabalho pela frente, pois a quantidade de desempregados continua alta, mas é importante reconhecermos os avanços conquistados nos últimos meses”, disse Aguiar. “Devemos estar atentos não apenas ao acréscimo de postos de trabalho, mas à qualidade desses empregos”, acrescentou.

Em números absolutos, o IBGE revelou que mais de 1,4 milhão de brasileiros saíram da fila do desemprego, na comparação com o trimestre terminado em abril. Atualmente, são 90,7 milhões de pessoas empregadas no país. Outro dado interessante é o aumento na renda média real do trabalhador. No trimestre encerrado em julho, a renda média era de R$ 2.106,00, o que representa alta de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso tudo em meio a sucessivas crises econômicas e políticas.

Liderança Democratas
Publicado por: Ricardo Costa