Marcelo Aguiar cobra providencias do Ministério Público – Caso MAM

Home / Câmara / Marcelo Aguiar cobra providencias do Ministério Público – Caso MAM

O Deputado Marcelo Aguiar ingressa junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo com Notícia-Crime requerendo providências em relação ao episódio de pedofilia ocorrido durante a “Mostra Panorâmica da Arte Brasileira”, em exibição no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), protagonizada pelo coreógrafo Wagner Schartz, na qual o artista, nu, deixa-se ser tocado pelos assistentes, dentre esses uma menina de aproximadamente oito anos.

Homem Nu, Arte, MAM

No entendimento do Deputado Marcelo Aguiar o ato praticado feriu frontalmente o Estatuto da Criança e do Adolescente, e todos aqueles que dele participaram, por ação ou omissão, desde o coreógrafo até a mãe da menor, bem como os responsáveis pelo Museu, devem ser responsabilizados criminalmente.

Caberá agora ao Ministério Público do Estado de São Paulo apurar os fatos denunciados em toda sua extensão, individualizar as condutas criminosas e denunciar os responsáveis perante a justiça estadual.

POSIÇÃO SOBRE O CASO

No dia 29 de Setembro, o parlamentar já havia se pronunciado sobre o ocorrido nas redes sociais:

“Com as coisas andando desse jeito, onde nós vamos parar?, O ser humano quer alcançar o futuro do País, as nossas crianças que são inocentes! Esses criminosos com essa tal “arte” querem invadir a mente das crianças e das famílias. Com todo o respeito, “ESTAMOS TRAVANDO UMA GUERRA“ mas vamos lutar até o fim! Vocês sabem que me manifesto com prudência e evito ser polêmico ou oportunista, mas agora é questão de princípio e honra. Vou representar no Ministério Público e vou lutar, denunciar no MINISTÉRIO PÚBLICO. 

Fui presidente da CPI da PEDOFILIA em SP, e vi de perto o que isso significa. Passaram dos limites! PESSOAS SEM ESCRÚPULO E SEM CARÁTER! A tal mostra de “arte”, trata-se de uma performance chamada “La Bête” que é uma leitura interpretativa da obra “Bicho”, de Lygia Clark onde o “artista” pode ser manipulado pelo publico. Isso aconteceu no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Uma das apresentações (na qual a parece uma criança tocando o corpo de um homem completamente nu) ocorreu na abertura da “35º Mostra Panorama da Arte Brasileira” na ultima terça (26)”.

Deputado Federal Marcelo Aguiar
Fonte: Liderança Democratas