Marcelo Aguiar comemora respeito às convicções religiosas e tema inclusivo na prova do Enem

Home / Câmara / Marcelo Aguiar comemora respeito às convicções religiosas e tema inclusivo na prova do Enem

O deputado Marcelo Aguiar (SP), vice-líder do DEM, comemorou as mudanças no Enem deste ano. Destacou o respeito às convicções religiosas e a oferta de condições especiais para pessoas com necessidades especiais, além da escolha do tema da redação: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

“Aplicar a prova do Enem em dois domingos é sinal de que o Ministério da Educação respeita todas as convicções religiosas, garantindo que os estudantes que guardam o sábado possam professar sua fé e participar de um exame tão importante”, afirmou.

Em postagem em suas redes sociais, o ministro Mendonça Filho (PE), da Educação, disse: “As mudanças só foram possíveis por que o debate no MEC é aberto. O trabalho é feito para melhorar sempre o exame”. O Enem é a principal porta de acesso ao ensino superior.

O exame proporciona vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em universidades públicas, bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) e acesso ao Financiamento Estudantil (Fies). O vice-líder do Democratas também falou sobre o tema da redação. “Qualquer processo de inclusão começa com a discussão sobre um tema e nada mais interessante do que ouvir a opinião dos estudantes”, disse. Ele ressaltou, também, o fato de a prova ter sido traduzida para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a ser oferecida pela primeira vez aos candidatos surdos.

Liderança Democratas
Publicado por: Ricardo Costa