Dia da Bíblia é comemorado na Câmara dos Deputados

Home / Câmara / Dia da Bíblia é comemorado na Câmara dos Deputados

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 6 de dezembro a Sessão Solene na Câmara dos Deputados em Brasília, em comemoração ao Dia da Bíblia. No Plenário, diversos deputados revezaram o microfone prestando suas homenagens. O deputado Marcelo Aguiar participou da solenidade discursando e presidindo os trabalhos.

Dia da Bíblia

“Sabemos a importância da Palavra de Deus. Ela tem norteado nossas vidas, e nós precisamos dessa Palavra que cura, que salva. O Brasil precisa dessa palavra. Todos os caminhos e respostas estão na Palavra” disse o deputado Marcelo Aguiar. Assista abaixo a fala do deputado na íntegra:

SOBRE A DATA

Este ano, celebrado oficialmente dia 10 de dezembro, o dia da Bíblia surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer, incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do Advento – celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal. Foi assim que o segundo domingo de dezembro tornou-se o Dia da Bíblia.

No Brasil, o Dia da Bíblia passou a ser celebrado em 1850, com a chegada, da Europa e dos Estados Unidos, dos primeiros missionários evangélicos que aqui vieram semear a Palavra de Deus.Durante o período do Império, a liberdade religiosa aos cultos protestantes era muito restrita, o que impedia que se manifestassem publicamente. Por volta de 1880, esta situação foi se modificando e o movimento evangélico, juntamente com o Dia da Bíblia, se popularizou.

Pouco a pouco, as diversas denominações evangélicas institucionalizaram a tradição do Dia da Bíblia, que ganhou ainda mais força com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em junho de 1948. Em dezembro deste mesmo ano, houve uma das primeiras manifestações públicas do Dia da Bíblia, em São Paulo, no Monumento do Ipiranga.

Hoje, o dia dedicado às Escrituras Sagradas é comemorado em cerca de 60 países, sendo que em alguns, a data é celebrada no segundo Domingo de setembro, numa referência ao trabalho do tradutor Jerônimo, na Vulgata, conhecida tradução da Bíblia para o latim. As comemorações do segundo domingo de dezembro mobilizam, todos os anos, milhões de cristãos em todo o País.

Ricardo Costa – Assessoria de Imprensa
Com informações de SBB